Desordem, Organização e Feng Shui

desordem e feng shuiApós muitos anos de estudo sobre Feng Shui, tenho percebido que a grande maioria dos livros e artigos sobre o assunto não mencionam a questão da limpeza como algo fundamental. Alguns abordam apenas de passagem, ou em alguns casos o assunto nem é mencionado. Por isso, no post de hoje vou explicar como os dois assuntos estão intimidade ligados e qual é a relação entre eles.

Primeiro não considero que a eliminação da desordem seja um processo e o Feng Shui seja outro. A eliminação da desordem é um dos aspectos mais poderosos e transformadores que existem no Feng Shui. Na maior parte dos casos, as curas e as melhorias produzidas pelo Feng Shui são, na melhor das hipóteses, eficazes apenas em grau mínimo ou quase sem efeito até que o trabalho de limpeza seja realizado.

Desordem é Energia Estagnada

A desordem se acumula quando a energia fica estagnada, da mesma maneira, a energia fica estagnada quando a desordem se acumula. No inglês, a palavra “desordem” (clutter) deriva da palavra do inglês medieval clotter, que significa “coagular”portanto, trata-se de estagnação.

E tudo começa como um sintoma do que está acontecendo com você na sua vida, e em seguida torna-se parte do próprio problema, pois quanto mais bagunça você faz, mais energia estagnada ela atrai para você.

Para facilitar vou dar um exemplo. Você está descendo por uma rua e vê alguém, distraidamente, jogar fora uma latinha de refrigerante vazia num canto junto à calcada. No dia seguinte, você passa pelo mesmo lugar e vê que a latinha juntaram-se  outros elementos de refugos. Em pouco tempo, aquilo se torna um perfeito amontoado de lixo. É assim que a desordem começa a se instalar nos espaços. Começa com um pouquinho e então, lenta e gradativamente, cresce cada vez mais – como também o faz a energia estagnada ao redor dela, que em seguida exerce um efeito estagnante também sobre a nossa vida.

Se você, de alguma maneira, quiser pôr a sua vida em movimento comece agora mesmo a eliminar a desordem da sua casa. Logo sentirá que essa é a coisa mais óbvia a ser feita e a sua energia vital vai aumentar gradativamente.

A eliminação da desordem é tão eficiente que enquanto a pessoa está pondo em ordem o seu mundo exterior, mudanças correspondentes também ocorrem internamente. Tudo ao seu redor, em especial o ambiente doméstico, espelha o seu interior. Por isso, ao mudar sua casa você também muda as possibilidades de sua própria vida. A remoção dos obstáculos cria mais harmonia na sua vida, e também abre espaço para novas e maravilhosas oportunidades chegarem até você. Faça o teste e depois me diga.

Roselane Menezes – Personal Organizer formada pela OZ!  filiada a ANPOP (Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade), Consultora de Feng Shui formada pelo Instituto Brasileiro de Feng Shui. Consultora doméstica, palestrante, mãe, dona de casa, estudiosa e pesquisadora sobre harmonização de ambientes, organização e limpeza. Oferece serviços de Consultoria de Feng Shui e Organização de ambientes para residências e espaços comerciais. Consultoria e gerenciamento de mudanças.

Leave a Reply

Your email address will not be published.