14 dicas para se livrar da bagunça na cozinha

A organização e a limpeza da cozinha são fundamentais para o bem-estar da família. Sem uma rotina de cuidados o espaço pode acumular muita gordura, poeira, fungos, bactérias que podem causar doenças. Para ajudar o seu dia a dia listei abaixo alguns cuidados e dicas que vão ajudar a deixar sua cozinha limpa e organizada.

  1. Toalha de mesa limpa: não deixe a toalha sobre a mesa após as refeições. Guardá-la logo após o uso evita o acumulo de impurezas que ficam no ar como ácaros e poeira. Outro cuidado fundamental é não guardar a toalha suja ou molhada, pois isso aumenta a reprodução de bactérias e fungos. Se sujou, está na hora de trocar.
  2. Panos de prato: Eles costumam carregar muitas impurezas, pois além de servir para secar a louça, secam as mãos e ainda podem acumular a poeira da cozinha. Nunca deixe o pano molhado e embolado, pois isso favorece a proliferação de fungos e bactérias. Uma dica é ter uma toalha para secar as mãos e outro pano exclusiva para as louças e utensílios. Depois de usar estenda no varal para secar. Troque as peças mais de uma vez por semana para evitar o acúmulo de sujeira.
  3. Tirou, guardou! Acabar de usar uma coisa antes de começar a fazer outra ajuda muito na hora da arrumação. Se você pegar um pote de açúcar, por exemplo, deve levá-lo de volta ao mesmo lugar antes de começar a usar outro ingrediente. Não acumular objetos soltos pelo ambiente ajuda muito a manter a organização.
  4. Organize com praticidade: Os materiais e utensílios que você costuma utilizar para cozinhar, como o porta-temperos e as panelas devem ficar próximos ao fogão. Pratos e copos, devem ficar próximos à mesa, assim como os panos de prato devem ficar ao lado da pia. Sempre que for organizar a sua cozinha pense na praticidade e no quanto de esforço terá que fazer ao precisar daquele utensilio enquanto estiver cozinhando.
  5. Reserve um local privilegiado aos utensílios de preparo dos alimentos: A gaveta mais próxima da pia deve acomodar os utensílios utilizados durante o preparo da comida, como facas, espátulas e escumadeiras. Quando talheres para servir ficam no armário próximo à mesa, o cozinheiro não é interrompido durante o preparo da refeição por pessoas que estão arrumando a mesa.
  6. Cuidados com os utensílios que ficam à mostra: A gordura da fritura se espalha pelo ar da cozinha e acaba se juntando com a poluição, grudando em móveis e utensílios. Deixar os talheres guardados e não a mostra evita que fiquem sujos e com acúmulo de impurezas. Além disso, um bom exaustor ajuda a manter a cozinha livre de gorduras.
  7. O segredo da organização e ter um local para cada coisa: Depois de escolhido o lugar de cada utensílio é bom guardá-lo no mesmo local. Não há nada pior do que o famoso lugar provisório ou a cada hora o utensílio está em um lugar diferente. Isso pode levar toda a arrumação da cozinha por água a baixo.
  8. Preserve a circulação e espaços livres: Móveis e objetos espalhados atravancam a cozinha. Deixe espaço livre para a circulação. Afinal a cozinha é o local onde costumamos passar muitas horas e em muitas famílias é o local preferido da casa. Com espaços para circular o cozinheiro não será interrompido na hora do preparo da refeição, o ambiente ficará mais arejado e agradável.
  9. Armários: Não há nada melhor que guardar as louças nos armários. Eles protegem os pratos e copos das gorduras e impurezas da cozinha. A melhor maneira de distribuir os itens é colocar os copos na parte superior e pratos na inferior.
  10. Doe ou descarte o que for inútil para você: Doe as panelas, pratos e copos que não utiliza. Guardar muitos objetos inúteis no armário é um desperdício de espaço valioso na cozinha. Além disso, faz você perder tempo na hora de preparar as refeições toda vez que tiver que procurar uma panela no meio de dúzias de peças. Tenha poucas peças, mas que goste e que sejam uteis no dia a dia.
  11. Pia e esponja de larvar louças: a pia é feita é feita para limpar, mas a esponja de lavar louças é o objeto mais perigoso da cozinha, pois é o foco das bactérias na cozinha. Ao limpar pratos, talheres e panelas a esponja acumula restos de alimentos e gordura, que junto com a umidade, acabam se transformando no lar ideal de bactérias. A mesma coisa acontece com o pano de secar a pia. Como são agregadores de bactérias e fungos, os dois utensílios deveriam ser descartáveis. Mas, como este não é assim que acontece no dia a dia, a dica é higienizá-los bem, com sabão e água quente, e esperar que sequem para guardá-los em local seco e limpo. Porém, mesmo que a esponja e o pano sejam higienizados, a troca precisa ser periódica. Eles devem ser descartados quando a sujeira não puder ser removida ou antes de começarem a despedaçar.
  12. Limpeza: Atenção especial para as tábuas de bater carne, rolo de macarrão, escorredores de louça e para o lixinho de pia: todos devem ser lavados com cloro ou água sanitária para eliminar bactérias e, depois de secos, armazenados em local arejado. Segundo o especialista, a limpeza é fundamental para eliminar qualquer resíduo dos utensílios. As lixeiras devem ser limpas e desinfetadas após o uso, com álcool 70% ou cloro, e devem ser mantidas fechadas com a tampa.
  13. Organize a despensa: Separe os doces dos salgados, colocando-os em prateleiras diferentes. E deixe-os visíveis, pois isso ajudará na hora de localizá-los, além de evitar desperdícios com produtos cujo prazo de validade acaba vencendo apenas porque ficam escondidos. Embalagens pequenas, como de sachês de sucos, gelatinas, sopas e temperos podem ficar reunidas em cestas de fibra sintética (material lavável).
  14. Organize as louças: Armazene as louças por material. Junte peças de cerâmica em uma prateleira separada das peças de inox, e assim por diante. Assim, fica mais fácil encontrá-las na hora de preparar a mesa.

Roselane Menezes – Personal Organizer formada pela OZ!  filiada a ANPOP (Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade), Consultora de Feng Shui formada pelo Instituto Brasileiro de Feng Shui. Consultora doméstica, palestrante, mãe, dona de casa, estudiosa e pesquisadora sobre harmonização de ambientes, organização e limpeza. Oferece serviços de Consultoria de Feng Shui e Organização de ambientes para residências e espaços comerciais. Consultoria e gerenciamento de mudanças.

Leave a Reply

Your email address will not be published.