Como organizar o seu dia a dia para ganhar mais tempo para fazer as coisas que gosta

Organizar o dia a dia não é uma tarefa fácil. Sempre estamos com várias coisas para fazer e normalmente surgem imprevistos que quebram a nossa rotina e quando chega ao final do dia estamos com uma pilha de trabalho para concluir, a casa para organizar, a janta por fazer, roupa para lavar e milhares de outras coisas para resolver.

Será que existe uma maneira de resolver isso? Será que é possível assumir o controle da minha vida e realizar todas as tarefas diárias e ainda reservar um tempo só para mim?

Sim. É possível. Para te ajudar vou listar algumas dicas que vão facilitar o seu dia a dia e fazer com que ganhe mais horas no dia.

Programe-se: Escolha uma agenda, caderno, fichário ou aplicativo e escreva todas as atividades que quer realizar. Liste tudo o que deseja fazer. Isto vai te ajudar a realizar o que planejou. Quando você não sabe por onde começar perde tempo e faz coisas desnecessárias. Mantenha a agenda organizada e distribua seus afazeres ao longo do dia dando intervalos de tempo entre um e outro para a realização das tarefas. É muito importante estabelecer prazos. O ideal é fazer o planejamento da semana na sexta-feira anterior, mas se não conseguir comece hoje mesmo. Reserve 30 minutos e verá como essa lista vai facilitar o seu dia. Pense que se a cada manhã parar para colocar no papel o que precisa realizar até a hora de dormir, gastará muito tempo e se fizer o planejamento de todos os dias da semana com calma no final de semana gastará no máximo, 30 minutos, já que todos seus esforços estarão concentrados na agenda.

Defina prioridades: Liste as atividades prioritárias e dê pesos diferentes para cada uma delas. Um encontro com os amigos não pode ter a mesma prioridade da reunião com o chefe. A lista de prioridades é importante porque ao longo do dia podem surgir dificuldades que podem impedir que consiga fazer tudo o que foi previsto, e nesses momentos é importante ter uma lista com as prioridades que devem ser realizadas para garantir a eficiência do seu dia.

Planeje em longo prazo: Em muitos casos é preciso saber organizar um planejamento de atividades para além do decorrer dos dias, até porque algumas atividades demandam mais tempo do que o prazo de um dia para serem executadas. Como por exemplo as férias da família. Por isso, tenha noção do tempo gasto para executar cada uma das suas atividades e planeje seu cronograma de atividades por períodos mais longos, como semanas ou meses.

Defina horários: Para dar conta de tudo é importante ter critérios e metas de horários para início e fim de cada atividade de modo a evitar que você fique postergando a sua realização ou que adie. Dessa forma, será mais fácil planejar tudo e você conseguirá otimizar o tempo.

Para começar não faça uma lista grande: É muito importante que você não se sobrecarregue e que dê espaços na sua agenda para imprevistos e o descanso, fazendo com que sua rotina não se torne muito desgastante e que você não perca a qualidade de vida.

Economize tempo na cozinha. Na hora de preparar os alimentos, procure cozinhar o dobro do que é costuma fazer. O restante que sobrar, congele e guarde. Isso poupará muito tempo na próxima refeição.

Tenha um cardápio para a semana: Planeje com antecedência o cardápio da semana e ganhará muito tempo na hora de preparar os alimentos e fazer as compras de supermercado.

Frequente menos o supermercado: Compre todos os itens de supermercado de uma única vez. Essa compra demora horas então reserve tempo e faça com calma e deixe para comprar semanalmente produtos frescos em um mercado próximo de casa ou do trabalho.

Mantenha os armários e a despensa arrumados: Quase ninguém se dá conta, mas muito minutos são perdidos, diariamente, na procura de uma toalha, calça, um pacote de cereais ou uma latinha de atum. Ter tudo organizado e um local para cada coisa ganha-se tempo.

Reserve horários para acessar os e-mails: Deixar os e-mails abertos o dia inteiro é difícil resistir à tentação de interromper o que está fazendo para dar “apenas uma olhadinha” no que acabou de chegar. Estima-se que uma pessoa gaste, em média, sete minutos cada vez que dá essa “entradinha básica”. Se repetir isso dez vezes ao longo do dia, são 70 minutos gastos com e-mails. Determine quatro horários para checar a caixa de entrada e reserve 15 minutos para cada período.

Redes Sociais: São inúmeras e a cada dia aumenta mais e com um grande poder de sugar seu tempo. Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e etc… Considerando as inúmeras atualizações de status e postagens de fotos, pensamentos, manifestos e dicas de seus amigos, se ficar acompanhando não vai fazer mais nada. Em vez de acessá-las várias vezes ao longo do dia, reserve dois períodos de 20 minutos cada para se atualizar e interagir.

Roselane Menezes – Personal Organizer formada pela OZ!  filiada a ANPOP (Associação Nacional de Profissionais de Organização e Produtividade), Consultora de Feng Shui formada pelo Instituto Brasileiro de Feng Shui. Consultora doméstica, palestrante, mãe, dona de casa, estudiosa e pesquisadora sobre harmonização de ambientes, organização e limpeza. Oferece serviços de Consultoria de Feng Shui e Organização de ambientes para residências e espaços comerciais. Consultoria e gerenciamento de mudanças.

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